quinta-feira

Sobre a viagem!

::: A VIAGEM
As leis brasileiras graciosamente me reservam 30 dias anuais de férias. Como o que mais gosto de fazer na vida é viajar, naturalmente essas 720 horas são, em boa parte, reservadas a este propósito. Assim aconteceu em 2004 (Chile e Argentina), 2005 (Peru e Bolívia, veja aqui) e 2006 (Nordeste do Brasil).

Agora, em 2007, escolhi ir para o Sul do Brasil. Roteiro aproximado: SÃO PAULO >>> PARANÁ >>> SANTA CATARINA >>> RIO GRANDE DO SUL.


::: POR QUE O SUL?
A decisão de viajar para o Sul do Brasil nestas férias de 2007 nasceu de uma profunda admiração que guardo pelas cidades que já conheci nesta região. A civilidade em destaque - quando comparada à do Rio de Janeiro -, a limpeza, a eficiência e a inegável simpatia do povo que conheci no Sul são o estopim para enxergar estes três estados como possíveis destinos de uma nova fase de vida.


::: FOCO DA VIAGEM
O foco da viagem, então - e, conseqüentemente, deste Diário -, é: para um carioca cansado do Rio de Janeiro como eu, qual destes lugares seria bom para morar? Quais são os prós e contras de cada uma das cidades que vou visitar?


::: COMO EU QUERO QUE SEJA
- Não vou sair por aí correndo para ver tudo que é ponto turístico. Estou de férias. Vou relaxar e fazer o que der na telha. Até porque isso tem tudo a ver com a simulação de estar morando na cidade. Tenho certeza de que, assim, terei um filtro muito eficiente para o que realmente vale a pena fazer em cada lugar que eu visitar.


::: O QUE ESPERAR DO ARANHA NO SUL
- Transparência. As opiniões aqui emitidas são livres e espontâneas - até pelo ambiente em que se encontram -, e nunca aparecem como resultado de qualquer acordo ou planejamento. Tanto os elogios quanto as naturais críticas serão surpresa para todos os citados - cidades, órgãos públicos, empresas ou estabelecimentos comerciais. Daí a credibilidade para tudo que você ler aqui.
- Pessoalidade e proximidade. Meus relatos são resultado da observação comum, pessoal, simples e cotidiana - assim como alguma que você também teria, se estivesse fazendo o mesmo que eu.


::: O QUE NÃO ESPERAR DO ARANHA NO SUL
- Um guia de viagem de pontos turísticos de cada uma das cidades visitadas. Meu objetivo não é fazer o trivial - muito pelo contrário: quero, em cada lugar que visitar, viver como o povo vive. Isso significa que fantasiosos city tours estão proibidos e viagens em pé em ônibus suados serão muito bem-vindas.
- Conclusões concretas, resultantes de extensa pesquisa. As observações aqui feitas são resultados da observação de atitudes e de comportamento, nunca pretendendo atingir exatidão ou conclusão científica baseada em grande amostragem. Resumindo: é a percepção de um viajante sensível aos estímulos de cada lugar visitado.


::: POR QUE UM BLOG?
Fazer um diário de viagem público significa, para mim, compartilhar as incomparáveis emoções de se viajar com as duas classes existentes de pessoas - as que gostam de viajar e viajam e as que apenas gostam de viajar.

Sou jornalista formado em 2002 pela PUC-Rio, com recente pós-graduação em Comunicação com o Mercado na ESPM. O caminho natural de carreira, que me levou a caminhos distintos da atividade de reportagem, não afetou em nada meu instinto e gosto por "buscar para contar".

Juntando isto com a paixão por internet, nasce este blog, que vem relatar meus inusitados passos nesta viagem autônoma, espontânea e até interativa (você pode comentar ou participar das enquetes e, assim, decidir alguns dos meus passos na viagem).

O blog também serve para toda a eternidade como rica lembrança, para mim mesmo, desta viagem - que de outra maneira acabaria caindo no inevitável esquecimento.


Bom proveito pra nós! ;-)

2 comentários:

Anônimo disse...

Caraca Aranha!!!
Só um aracnídeo como você, vai na esquina da minha casa comer a costela do Sacha e não me liga!!!!
Blufs prá você.
Suzel

Anônimo disse...

é meu velho axei interessante essa sua viajem mais vc esqueceu de mostrar o lado ruim de floripa como por exemplo a pobreza e a favela que é esquecida pelas autoridades só mostrar o lado bom não adianta,td mundo sabe que é uma bela cidade então procura focar mais isso também!!um abraço!