sexta-feira

É hora de partir



MADRUGANDO
O dia começou bem cedo: 5h da manhã. Nos ouvidos, desde a madrugada, meu 1gb de música me traziam, no modo shuffle, George Harrison, Titãs, Strokes e, claro, boas doses de Weezer. De bagagem, pronto para partir, os clássicos surrada bolsa de mão mais surrada mochila nas costas - num total de 11kg, atestados logo depois pela balança do check-in no aeroporto.


Repetindo a dose da viagem de 2005, minha irmã Debora foi a escolhida para acordar junto com o sol e me levar ao aeroporto.


Aeroporto, no caso, de Jacarepaguá, já que a Gol oferece uma facilidade para os seus clientes: um ônibus Aeroporto de Jacarepaguá - Aeroporto Internacional do Galeão.


"Jacarépagua"? Hein? Como a Gol não sabe escrever o nome do bairro direito, a partir de agora, em contrapartida, vou chamá-la de... Gôu.


Olha aí o ônibus da Gôu: à esquerda, como deveria ser; à direita, já sob efeito de vândalos ou da falta de manutenção.


PARADA OBRIGATÓRIA
Como você viu em Aranha no Peru, minhas grandes viagens de férias sempre incluem uma passagem por São Paulo, seja no início ou no fim da viagem. É a força dos amigos que tenho por lá e da intensa vida cultural da cidade.

Neste Aranha no Sul, São Paulo entra no roteiro também por estar no caminho do meu destino principal e, ainda, pelo fato de eu ter conseguido, na promoção da Gôu, a tão falada passagem a R$ 50. Sim, ela existe!


CHÁ DE AEROPORTO
Tive que esperar umas duas horas pelo meu embarque para Guarulhos (Aeroporto de Cumbica, São Paulo). Pude, neste tempo, flagrar mais uma dos controladores de vôo que, não satisfeitos em parar o tráfego aéreo, deram as mãos e interditaram também a esteira rolante do Galeão. Veja:



Huuummmmm, então é aqui que eles se escondem, né?

Outra sacanagem é a recente restrição de líquidos, ordem da Infraero, na bagagem de mão: a Gol já não serve nada no serviço de bordo, agora seus passageiros ainda vão ter que ficar com sede!? Pude ouvir lamentos na fila de uma senhora que ia embarcar para o Chile: "nem um Toddynho???" Outro jurava precisar beber um xampu em vôo, como parte de sua inusitada dieta.


Estou aqui falando besteira e já chegou a hora: o avião está na pista e o painel, de "check-in aberto", passou direto para "última chamada". Vou correr!


NO AR
Uma recente suspeita minha tomou corpo nesta curta viagem para São Paulo: realmente, acabaram com a aviação comercial no Brasil. O que antes era sinônimo de conforto, segurança, bom serviço - e até status - agora se transformou em martírio. Não somente pelo extenso problema com a Aeronáutica, mas também pela maneira como o serviço vem sendo encarado pelas novas empresas, desde que as grandes e ostentosas companhias que dominavam o mercado caíram por terra.

Vi passageiros socando guichês, as aeromoças não demonstram metade da gentileza que se via 10 anos atrás e o atendimento se aproxima cada vez mais do de uma rodoviária: no guichê da BRA, me foi oferecido comprar a passagem sem seguro (!). Se o avião cair...

Tendo o Rio de Janeiro como referência, assim ficamos: o trem já era um lixo; ônibus são fornos móveis e abarrotados que não têm hora para passar; táxis são caros; e o carro próprio enfrenta engarrafamento, flanelinha, estacionamentos caríssimos e risco constante. Agora o avião, que era um oásis de fuga, se transforma nisso que estou vendo aqui. Então, no que se refere a transporte, agora só nos resta mesmo o bendito... metrô! Não vamos estragar o metrô!!!



Eita... Chicletão deixado no cartão de instruções da Gôu.


Vejam, a Gôu mantém coerência com o ônibus: o avião também vem quebrado! ;-)

4 comentários:

Felipe Gomes disse...

Vai lá garouto!!!

Anônimo disse...

Que delícia colocar o pé na estrada. Tão legal quanto esbarrar com amigos das antigas numa praça num dia de sol infernal em SP.
Bom te ver, menino.
beijo

Anônimo disse...

Eh Psico, nao consegui um ultimo encontro para nos despedirmos...e eu fiquei hoooras fazendo o cartaozinho! rs! Mas eu vou te mandar por email, ta?!

Bom, passando mais uma vez pra desejar uma otima viagem! Mtos novos olhares, mtas conversas, encontros, paisagens e tudo que teu mochilao tiver direito!

Aproveita mesmo!! E passa por Sampa na volta de novo!

Me diverti com vc! Ate no Inferno viu! hahahaha! Se cuida querido!

E manda noticias sempre Carlitos!
Beijos! Bea.

Unknown disse...

Atualizado DIARIMENTE????

Ate vc com propaganda enganosa? rs

A falta de posts deve ser indiretamente proporcional aos muitos afazeres mochileiros.

Boa viagem!!!

Dani-Ella