sexta-feira

SÃO PAULO - 1º DIA

:: Chegando na terra sem garoa

Desembarquei no Aeroporto de Cumbica/Guarulhos, nitidamente mais bem cuidado e lembrado pela Infraero do que o Galeão (Rio) - especialmente no seu terminal 1, entregue às baratas. Tive duas opções: um ônibus de R$ 26 que leva até o Aeroporto de Congonhas (São Paulo) e outro de R$ 3,50 que leva até o metrô Tatuapé. Adivinha qual dos dois preços o mochileiro aqui escolheu?


Por falar em ônibus, este aí estava na porta do aeroporto. E ele inaugura a sessão "erros de português" (sim, eu sou chato com isso e adoro registrar esses "momentos"). Alguém me responda: esse nome próprio tá certo? É "marron" mesmo?


Metro Tatuapé. Me dá tristeza ver esse tipo de coisa, e imaginar tudo o que deve ter acontecido recentemente para levar a uma iniciativa como esta - blindar uma bilheteria de metrô. O itálico no "blindada", vendendo o "diferencial" quase como um benefício, é mais lamentável ainda.


Metrô da Sé. Interconexão de duas linhas: azul (norte-sul) e vermelha (leste-oeste). É como a estação Estácio do Rio, porém muito mais útil.
* (cariocas que não conhecem São Paulo: o metrô daqui liga muita coisa a mais coisa ainda! E mesmo assim - ê, cidade enorme! - não é suficiente...)

Ainda sobre o metrô: curioso ver uma cidade como São Paulo - logo São Paulo! - não ter sinal de celular em metrô. Ele simplesmente não pega. Sinal zero. Por um lado, num pensamento bem workaholic, "perde-se negócios". Por outro, tem-se paz no metrô (assim como, hoje, ainda se tem no avião). Qual será o melhor caminho?
* (paulistanos que não conhecem o Rio: o metrô de lá tem sinal de todas as operadoras em todas as duas linhas, inclusive durante a viagem, nos túneis.)

Depois de 1h30 de ônibus/metrô, já estou perto de onde vou passar os próximos dias: Pinheiros, na região da Praça Benedito Calixto, onde acontece uma charmosa feirinha todo sábado (amanhã estarei lá!).


A Rua Teodoro Sampaio, no bairro, aglomera dezenas de lojas de instrumentos musicais. Como bom baterista, fiquei maluco aqui! Isso atrasou minha chegada em pelo menos 1h, só olhando as vitrines e parando em algumas lojas para "testar o som dos pratos". Soube que, aos sábados, essas lojas costumam oferecer "pocket shows" livres: é chegar e tocar!


Na sequência: Leo - amigo de longa data, que não gosta de olhar para as fotos e, desta vez, meu anfitrião em Sampa - e a vista dos dois lados de seu apartamento. Raridade em São Paulo estar tão afastado de outros prédios, o que é excelente e permite um vento fresco digno de litoral.

À noite, fui fazer aquilo que todo carioca adora fazer em São Paulo: comer! A escolha foi pelo Rockets, lanchonete temática anos 60 que oferece novidades (para mim!) como coca-cola com sabor - morango, baunilha, chocolate e outros. Recomendo! Alameda Lorena, esquina com Rua Melo Alves.

A noite terminou no Inferno, buraco no "lado ruim" da Rua Augusta, na companhia da minha amiga mochileira Bê Forti. Apesar da névoa causada pela fumaça dos cigarros, as bandinhas que tocaram ali me surpreenderam. Retorno para casa: 5h da manhã. Amanhã tem mais!

4 comentários:

Felipe Gomes disse...

Que beleza! E fiquei interessado pela Coca-Cola sabor morango!!

Anônimo disse...

aranha, na benedito calixto tem tudo, menos artesanato. obrigada.

Anônimo disse...

Ola Carlitos!!
como ta a trip?!

aposto que aporveitando mto, ne! sei que vc sabe como viajar!

Olha, fiquei orgulhosa de ver meu nome aqui no blog! Imagina se vc publica isso um dia? Virarei a "amiga mochileira" em escala mundial! rsrs!

Espero que esteja bem! E o cartao, bom, ja ate perdeu graca, ou o sentido da coisa! talvez mais legal ser entregue ao vivo entao, nao?!

Se cuida! E bom resto de aventuras...e cenas bizarras! [pq essas sao as melhores!rs] Bjinhos

Anônimo disse...

Cara,muito interessante essa sua forma de relatar as viagens.
Tô adoraaaaaaaaaando e sabia que isso vicia???Pois é,tô sempre entrando pra ver qual é a nova da vez(apesar de nao ta TÃO atualizado assim,neh?!rsrsrsr)
Bjão e divirta-se daí que eu to me divertindo daquí,ok?!
Ah!Tô esperando Floripa!!!
;)