domingo

FLORIPA - 3º DIA

BALA PERDIDA

Voltando nesta manhã de domingo à acolhedora Panificadora Gomes para tomar um café da manhã complementar àquele bem pobre do albergue, pego o jornal Diário Catarinense e vejo uma das manchetes: "medo de bala perdida torna-se uma neurose em Florianópolis".

Peraí... É isso mesmo? "Medo de bala perdida torna-se uma neurose em Florianópolis". Tive que reler umas cinco vezes, para acreditar no que estava na minha frente. Acreditar que aquele não era "O Globo". Acreditar que o papo era sobre... Floripa!

Comprei o jornal para ler a matéria completa. O negócio é o seguinte: a Grande Florianópolis (que inclui diversos outros municípios fora da ilha) teve, "somente nos últimos dois anos", nove registros de balas perdidas.

Sem querer desmerecer a (totalmente válida) preocupação dos catarinenses, o carioca aqui pede liberdade para fazer uma triste comparação: no Rio, somente durante o ano de 2006, tivemos 224 vítimas de bala perdida. E somente em 2007, até agora, foram 1.300 (mil e trezentas) mortes (MORTES!) resultantes de violência (latrocínio, homicídio, guerras do tráfico etc.)

Enquanto isso, Floripa está neurótica por causa de NOVE registros, EM DOIS ANOS, de balas perdidas que não necessariamente mataram ou mesmo feriram um cachorro, que fosse. Detalhe: segundo o jornal, na maior parte dos casos, os responsáveis pelas balas perdidas foram achados - e presos!

Então, fico triste pela minha terra natal. E concluo que uma cidade que põe "nove casos em dois anos" na capa do jornal é uma cidade que não quer nem se imaginar como o Rio. Valha-me Deus... Que assim seja!



O ALBERGUE

Estou hospedado no Floripa Hostel, unidade Centro. O albergue tem esta casa aqui e também uma filial na praia de Canasvieiras, beeem longe, lá no norte da ilha.

Com relação às instalações, o albergue vai muito bem: são bons quartos, limpos e com armários seguros. O problema, mais uma vez (ver Curitiba), mora no antendimento. Por mais que todos aqui sejam muito simpáticos, aquele clima de "meu treinamento foi só até a metade" é evidente demais, especialmente nos problemas que deixam de ser resolvidos ou nas perguntas que ninguém sabe responder. Ainda assim, é um albergue que eu recomendo.


Minha já famosa toalha fosforescente.


Olha aí que sacanagem: a velha brincadeira de mexer com os adesivos para mudar a mensagem. Estas aí são plaquinhas dos quartos femininos... (risos)


Mochileiro-alberguista-jornalista é assim: economia a todo preço. Usei o sabonete até ele não existir mais.


Vista noturna do quarto do albergue, voltado para os fundos. Os prédios são residenciais e estão, acredite, no Centro! (Cariocas e paulistanos, que vivem em cidades nas quais "Centro" é sinônimo de "velho, feio e perigoso à noite", certamente entenderam a minha surpresa.)



COSTÃO DA LAGOA

Finalmente, minha trilha no Costão da Lagoa!


A caminhada começa no local chamado Canto dos Araçás. Estragando a foto da direita está meu amigo Pedro, carioca (muito bem!) deserdado em Floripa.





Casinha humilde e muito mal localizada.




Casinha humilde e muito mal localizada II.




A recompensa quase no fim da trilha está na boa comida do restaurante Paraíso da Néia, à beira da Lagoa da Conceição, e em frente a este "ponto de barco", onde você pega a embarcação para voltar ao Canto dos Araçás.


Vista de dentro do barco, na volta. Lá no meio do verde está a trilha que fizemos.


Cláudia, Pedro e a (também) jornalista Clarissa, que me ajudou com a "cobertura" de hoje!


A noite trouxe uma recompensa para a tarde de caminhada: o excelente crepe do Kayskidum, lanchonete quase 24 horas na Av. Beira Mar. Recomendo!


Aproveito a bela imagem acima para um momento revelação: eu não bebo álcool!
Bom, será que eu tenho jeito para foto publicitária? Ambev, aguardo o contato para envio da imagem em alta resolução e posterior depósito em minha conta bancária.



Bem ao lado, o majestoso Hotel Majestic, que parece muito mais do que realmente é. Sua imponência (e tamanho) marcam presença na Av. Beira Mar.

Até amanhã!

2 comentários:

Sanefa disse...

Olá Aranha!

Espero que aproveites em grande essas férias. Eu sou de Portugal, e pouco do brasil conheço, mas Floreanópoles é sem dúvida um destino que gostava de ir! Vi o teu blog do Perú e adorei! Se tudo correr bem, também lá estarei este ano, lá para Dezembro, ainda faltam uns mesinhos!
Boas viagens! Até qualquer dia.
Muito sol para ti!

Anônimo disse...

Pare de se preocupar-se com os outros e se preocupe-se com si mesmo queguida.